Veja quatro passos para falar bem em público

Não importa a profissão, saber se comunicar para plateias pode te ajudar na carreira
Não importa de onde vem seu salário, lucros ou clientes, aprender a se comunicar para plateias, grandes ou pequenas, pode aumentar suas chances de sucesso na carreira.
Se você faz treinamentos corporativos, tem que apresentar informações, dados ou exercícios para o público – e com certeza não vai querer que eles fiquem entediados e falem mal das suas aulas.
Se você é um escritor, seus leitores vão pedir para você falar sobre o livro em seus clubes ou em sessões de autógrafos.
Se você for um CEO ou diretor – seja de uma organização grande ou pequena – se reunirá com grupos de fornecedores estratégicos ou executivos de clientes.
Se você é uma estrela em sua organização, seu chefe te enviará para falar em conferências do setor ou seus colegas te convidarão para compartilhar suas experiências para ajudá-los a ter sucesso.
Então, como saber se você tem um talento natural para falar bem em público?
Faça um teste.
Passo 1: Identifique e selecione um tópico sobre o qual você quer falar: um filme favorito, uma experiência horrível de atendimento ao cliente, a brincadeira mais engraçada que alguém fez durante seus dias de ensino médio ou faculdade ou talvez um conflito que você está tendo com um familiar ou amigo.
Passo 2: Sozinho, em sua casa ou no trabalho, conte essa história em voz alta e grave no seu celular (gravação de vídeo, não apenas áudio).
Passo 3: Revise e analise a gravação. Você falou de um jeito que engajou as pessoas? Você pareceu sincero, autêntico e relaxado? Você estava com a energia alta? Você estava animado ou muito para baixo para manter a atenção de alguém?
Passo 4: Se você não tiver certeza sobre sua autoanálise, peça a um amigo ou colega para ouvir sua gravação.
Quer você goste ou não do que gravou, você pode querer melhorar suas técnicas com os seguintes segredos de oradores experientes:
Veja Também:
Artigos Relacionados



